Comidas Típicas de Festa Junina

Abaixo uma lista de comidinhas típicas de festa junina:

 

 

Doces Encontrados em casa de festa:

- Doce de Abóbora

- Doce de Banana na Casquinha

- Doce de batata-doce

- Maria-mole

- Pé de Moleque

- Cocada

- Paçoca

- Amendoim

- Suspiro

 

Doces Feito em casa:

- Arroz Doce

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de arroz

4 xícaras (chá) de água

2 Canelas em pau (grande)

50g de coco ralado

1 litro de leite

1 xícara (chá) de açúcar

1 lata de leite condensado

2 colheres (sopa) de Farinha de Trigo

Canela (opcional)

Paçoca (Opcional)

Modo de Preparo

Cozinhe o arroz na água com a canela em pau. Quando estiver acabando a água verifique se o arroz amoleceu. Adicione o leite, o açúcar e o coco ralado. Acrescente o leite condensado já misturado com a farinha de trigo e deixe cozinhar até ficar cremoso.

Depois de pronto, acrescente canela ou a paçoca esfarelada.

 

- Baba de Moça

Ingredientes

Massa
6 ovos

6 colheres (sopa) de açúcar

6 colheres (sopa) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento químico em pó

Manteiga para untar

Farinha de trigo para polvilhar

Recheio

1 lata de leite Condensado

1 vidro de leite de coco (200 ml)

3 gemas

Cobertura

1 xícara (chá) de açúcar

3 claras

100g de coco ralado seco

Modo de Preparo

Massa

Bata as claras em ponto de neve e, sem parar de bater, acrescente as gemas uma a uma,depois aos poucos vá acrescentando o açúcar e deixe bater até obter uma massa homogênea. Desligue a batedeira e misture delicadamente a farinha de trigo e o fermento e volte a bater, em velocidade baixa, para incorporar bem os ingredientes da massa. Despeje-a em uma forma redonda (24 cm de diâmetro) untada e polvilhada e leve para assar em forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até que a massa esteja levemente dourada. Retire do forno e espere esfriar.

Recheio

Em uma panela, misture o leite condensado, o leite de coco e as gemas e leve ao fogo baixo , mexendo sempre, até desprender do fundo da panela (cerca de 10 minutos). Retire do fogo e deixe esfriar.

Cobertura

Em uma panela, misture o açúcar com meia xícara de água e leve para ferver, sem mexer, até obter uma calda em ponto de fio. Enquanto a calda se forma, bata as claras em neve. Não desligue a batedeira e despeje a calda em fio quando estiver no ponto. Bata até que a tigela da batedeira esfrie. Umedeça o coco seco com meia xícara de água, escorra e reserve.

Montagem

Corte o bolo ao meio, e entre as duas partes coloque a baba de moça, você pode derreter marshmallow para cobrir o bolo e depois jogar coco ralado por cima. Sirva a seguir ou conserve em geladeira.

 

- Pipoca Doce

Ingredientes
1 xícara de milho de pipoca

1/2 xícara de óleo

1 xícara de água

1 xícara de açúcar

Modo de preparo

Em uma panela grande coloque o óleo, a água, o açúcar e o milho de pipoca. Mexa bastante em fogo alto até a primeiro milho estourar.  Assim que ela começar a estourar, tampe a panela e abaixe o fogo, de vez em sacuda a panela, até as pipocas pararem de estourar. Destampe a panela e imediatamente passe a pipoca para uma tigela. Se a pipoca estiver molhada, não se preocupe, depois de uns 5min ela seca e fica crocante. Durante esses 5 minutos, mexa de vez em quando com uma espátula pra que não se forme um bloco único de pipoca.

 

- Pipoca  de leite Ninho

Ingredientes

1 xícara de milho de pipoca
1/2 xícara de óleo

1 xícara de água

1 xícara de açúcar

1 xícara de leite ninho

Modo de preparo

Em uma panela grande coloque o óleo, a água, o açúcar e o milho de pipoca. Mexa bastante em fogo alto até a primeiro milho estourar.  Assim que ela começar a estourar, tampe a panela e abaixe o fogo, de vez em sacuda a panela, até as pipocas pararem de estourar. Desligue o fogo e observe que a pipoca ficou caramelizada, e um pouco colada uma na outra. Em uma vasilha a parte coloque o leite ninho, e vá aos poucos adicionando a pipoca, misturando bem os dois.

 

- Brigadeiro de Café com Paçoca

Ingredientes

1lata de leite condensado

1lata de creme de leite sem soro

1colher (sopa) de manteiga

2colheres (chá) de café solúvel

5 paçocas trituradas

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes em uma panela, mexa bem. Leve para cozinhar em fogo até ficar em um ponto cremoso, quando ferver deixe 1 ou 2 minutos, desligue e deixe esfriar. Você pode servir na forma de bolinhas, ou em colheres, copinhos e taça. Polvilhe paçoca. 

 

- Quindim

Ingredientes
500 gramas de coco3 ovos7 gemas de ovos4 colheres de manteiga sem sal em temperatura ambiente4 colheres de açúcar5 colheres de água

Modo de preparo
Bata bem tudo no liquidificador, até virar uma massa. Enquanto isso coloque água em uma forma grande e ligue o forno em 280°C. Assim que estiver bem batida a massa, unte outra forma menor com manteiga e açúcar cristal e coloque a mesma dentro da forma com água. Após assado passe a faca em volta da forma e desinforme. Jogue coco por cima.

 

- Maçã do Amor

Ingredientes
6 maçãs
6 palitos de sorvete
½ xícara de glucose de milho
2 xícaras de açúcar
4 gotas de corante vermelho

Manteiga
Modo de preparo
Lave as maçãs, seque e coloque os palitos de sorvete na parte de baixo e no meio. Em uma panela, coloque o açúcar e a glucose de milho, espere formar uma calda grossa, demora aproximadamente 1 minuto. Desligue e acrescente as 4 gotas de corante e misture bem. Segure as maçãs pelo cabo do sorvete e passe-as pela calda, e coloque virada de cabeça para baixo em um prato untado com manteiga, deixe na geladeira até endurecer.

 

- Canjica

Ingredientes
500 g de milho para canjica
2 litros de água
1 lata de leite condensado
400 ml de leite de coco
½ litro de leite
3 paus de canela
½ colher (chá) de canela em pó
8 cravo da índia
Açúcar (a gosto)
Modo de preparo
Deixe a canjica de molho na água durante a noite. Cozinhe a canjica na água do molho em uma panela por cerca de 1 hora. Quando estiver macia, junte o leite condensado, o leite de coco, o leite de vaca, a canela e o cravo. Cozinhe em fogo baixo por mais uns 15 minutos, ou até engrossar. Coloque mais açúcar se quiser. Sirva quente ou fria.

 

- Cuscuz de Tapioca

Ingredientes

500g de tapioca granulada
1litro de leite

240 ml de leite de coco

2 xícaras de coco ralado

1 lata de leite condensado

Manteiga

CALDA

1 leite condensado

150g de coco ralado

Modo de preparo
Em uma tigela misture o leite e a tapioca granulada, deixe descansar por 1 hora ( a tapioca vai absorver o leite e ficar mole). Acrescente o leite de coco, o leite condensado e o coco ralado, misturando bem. Dispor em uma forma de furo no meio untada com manteiga. Levar a geladeira por, pelo menos, 2 horas ou até que esteja firme.

Para a calda, misturar o leite condensado com o coco ralado, e disponha sobre o cuscuz. Ou só espalhe o leite condensado.

 

 

Salgados:

- Churrasquinho

- Cuscuz

- Cachorro-quente

- Caldos

 

 

- Bolo de Milho

Ingredientes
1 lata de milho verde sem a água

1/2 lata da mesma de óleo

1 lata da mesma de açúcar

1/2 lata da mesma de fubá

4 ovos

2 colheres bem cheias de farinha de trigo

1 colher e 1/2 de chá bem cheia de fermento em pó

Catupiry (Opcional)

Modo de preparo
Bata bastante todos os ingredientes no liquidificador, depois bem batido acrescente o fermento e misture. Unte uma forma redonda furada com manteiga e farinha, e coloque para assar. O bolo fica parecendo pamonha. Leve ao forno preaquecido a 180ºC por, aproximadamente, 30 a 40 minutos.

Se quiser acrescentar catupiry. Antes de colocar para assar, acrescente o catupiry com a massa já na forma por toda a massa na mesma quantidade, em um movimento circular.

 

- Pipoca Salgada

Ingredientes
4 colheres (sopa) de óleo
1 xícara (chá) de milho para pipoca
Modo de preparo
Em uma panela própria para fazer pipoca, coloque o óleo, e o milho. Leve ao fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 10 minutos. Tampe a pipoqueira e abaixe o fogo. Cozinhe até estourarem os grãos. Retire a panela do fogo e transfira o milho estourado para uma tigela.  Dica: se você não tiver a panela própria, chacoalhe a panela normal pelo cabo durante o cozimento.

 

- Curau

Ingredientes
4 espigas de milho verde
1 vidro de leite de coco
1 xícara e ½ de leite
1 colher de margarina
1 lata de leite condensado
Canela em pó para polvilhar
1 pitada de sal

Modo de preparo
Retire os grãos do milho com uma faca e bata no liquidificador com o leite. Passe para uma panela e misture os demais ingredientes, com exceção da canela. Leve ao fogo até engrossar, mexendo sempre. Passe para uma travessa ou tacinhas e polvilhe a canela em pó. Caso ache necessário, peneire antes de levar ao fogo. Rende: 10 porções

 

- Pamonha

Ingredientes
6 espigas grandes de milho

1/2 xícara (chá) de açúcar

1/2 xícara (chá) de leite de coco

1 pitada de sal

Modo de preparo
Descasque os milhos e reserve as palhas inteiras. Tire todos os fiozinhos e rale as espigas no ralador grosso. Ponha em uma tigela e acrescente o açúcar, o leite de coco e o sal. Misture cuidadosamente com uma colher de pau. Pegue as palhas reservadas, junte as laterais longas e dobre o fundo formando um copo. Preencha com o creme de milho e utilize outra palha para fechar a primeira,pegue outra palha e na mesma forma do copo feche a ponta, use um barbante para amarrar o meio. Em uma panela grande, ponha água para ferver. Coloque as trouxinhas de milho na água fervente e cozinhe por aproximadamente 90 minutos. Retire com o auxílio de uma escumadeira e deixe escorrer. Dica: escalde as palhas do milho em água fervente para embrulhar a pamonha mais facilmente.

 

- Milho Cozido

Ingredientes
Espigas de Milho

Panela de Pressão

Água

Sal

Modo de preparo
Coloque as espigas na panela de pressão, apenas metade das espigas ficando submersa na água. Tampe a panela e leve ao fogo. Assim que pegar pressão você pode baixar o fogo e deixar por 10 minutos. Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente. Acrescente duas colheres (sopa) de sal na água, mexa bem e leve novamente as espigas ao fogo. Deixe ferver por mais 10 minutos, sem a tampa.

 

- Biscoito de Polvilho

Ingredientes
750 g de polvilho azedo (5 copos tipo americano)

2 copos de óleo

1 copo de água

2 colheres (café) de Sal

9 ovos

Modo de preparo
Em uma panela ferva o óleo e a água (deixe tampado para não espirrar). Coloque o polvilho em um recipiente e misture com o sal. Acrescente a água e o óleo ainda quente, misture bem. Deixe esfriar. Acrescente os ovos, aos poucos, e amasse bem. Coloque a massa em um saco de confeiteiro e esprema a massa na assadeira sem untar. Leve ao forno bem quente até crescer. Diminua a temperatura para média e deixe secar.

 

- Bolo de Goma

Ingredientes
500g de goma (polvilho Doce)
6 ovos
2 colheres (café) de sal
400 ml de leite
100 ml de óleo

Modo de preparo

Misture em uma panela o óleo e o leite, leve ao fogo até ferver. Misture em um recipiente o polvilho e o sal, acrescente o a mistura da panela ainda quente. Misture bem. Deixe esfriar por 3 min e vá mexendo aos poucos. Depois de frio acrescente os ovos e vá mexendo aos poucos, depois bata com a batedeira até virar uma massa homogênea. Unte a assadeira com óleo. Leve ao forno pré aquecido em 180* por aproximadamente 30 a 45 min.

 

- Batata Doce Assada

Ingredientes
2 unidades de batata doce média

1 colher (chá) de sal

Azeite

3 dentes de alho descascados (opcional)

Alecrim a gosto

Modo de preparo
Descasque as batatas e corte-as em pedaços grandes. Cozinhe na água com 1 colher de sal por cerca de 5 minutos. Após 5 minutos de cozimento desligue o fogo e seque as batatas com um papel toalha. Coloque as batatas em uma forma antiaderente. Regue as batatas com o azeite, acrescente os alhos descascados e o alecrim. Leve ao forno pré aquecido a 250 graus por cerca de 40 minutos tomando o cuidado de virar as batatas quando atingir a metade do tempo.

 

- Bolo de Fubá

Ingredientes
3 ovos

2 xícaras (chá) de açúcar

2 xícaras (chá) de fubá

3 colheres (sopa) de farinha de trigo

1/2 copo (americano) de óleo

1 copo (americano) de leite

1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo
Em um liquidificador, adicione os ovos, o leite, o açúcar, o fubá, a farinha de trigo, o óleo e o fermento, depois bata até a massa ficar lisa e homogênea. Despeje a massa em uma forma untada e polvilhada com fubá. Leve para assar em forno médio 180 °C pré aquecido por 40 minutos

 

Bebidas:

- Refrigerante

-Sucos ( polpa ou de caixa)

 

- Suco de milho verde

Ingredientes
1 lata de milho

8 xícaras (chá) de água

1 lata de Leite condensado

1 colher (sobremesa) sorvete de milho verde

Modo de preparo
Escorra a água do milho em conserva. Bata o milho e as 8 xícaras de água no liquidificador. Coloque a mistura em uma panela e leve para engrossar. Depois de frio, volte ao liquidificador e bata com leite condensado, sorvete e gelo.

 

- Quentão (bebida feita com gengibre, pinga e canela)

Ingredientes
1 xícara de açúcar

750 ml de água

4 pedaços de canela

10 cravos da índia

4 pedaços de gengibre em fatias finas

Casca de uma laranja

1 garrafa de vinho tinto suave

Modo de preparo
Leve o açúcar com água ao fogo em uma panela para dissolvê-lo. Acrescente os outros ingredientes, exceto o vinho. Deixe ferver por 20 minutos. Adicione o vinho e deixe ferver por mais 5 minutos. Coe numa peneira e sirva bem quente.

 

 

 

Please reload

Posts Recentes
Please reload

NOS SIGA TAMBÉM
  • Instagram Social Icon
  • Pinterest Social Icon
  • White YouTube Icon
E COMPARTILHE

© 2016 Faço Minha Festa DIY - Todos direitos Reservados - Wix.com

Please reload

Nuvem de tags
Posts Recentes
Please reload

Faço minha Festa DIY

Que tal personalizar sua festa, fazendo você mesmo algumas coisas. Então seja bem-vindo ao FmfestaDiy, o site que te dará uma ajudinha nessa hora!!!!

  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey YouTube Icon